Procuração para Órgãos Ambientais

Procuração Ambiental

Todo consultor ambiental precisa falar em nome de um empreendimento, e por isso a procuração ambiental é um documento sem o qual não é possível requerer absolutamente nada no órgão ambiental.

Por isso nós disponibilizamos para você um gerador de procurações no Automato para que seja possível elaborar a procuração mais adequada para cada situação em poucos cliques.

Entenda que a procuração é o elo que permite que você fale pelo empreendimento diante de um órgão ambiental. Então, é importante que esteja absolutamente claro quais são os seus poderes e quais as suas limitações, pois você só pode agir dentro daquilo que foi permitido.

Veja o vídeo explicando pontos importantes das Procurações nos Órgãos Ambientais

Dessa forma, é essencial que a procuração exponha de maneira clara os dados de quem concede os poderes, ou seja, o empreendimento; bem como também os dados do consultor ambiental, ou dos consultores ambientais, que estão recebendo os poderes de representar o empreendimento.

Além disso, é preciso que conste na procuração ambiental os poderes que estão sendo concedidos, e isso o Automato facilita para você deixando bem fácil você selecionar com um clique cada um dos poderes que está incluído na procuração, permitindo também que você escolha o modelo padrão em que estão incluídos todos os poderes.

É possível também que você precise de uma procuração para algo muito específico, e nesse caso também será possível você descrever exatamente o que deseja que conste na procuração.

Outro assunto que às vezes me questionam a respeito é com relação ao prazo da procuração. Vejam que eu na maioria das vezes recomendo que as procurações tenham prazos caso o contrato também tenha prazo. Isso individualiza a sua atuação, inclusive permitindo que você tenha sua responsabilidade limitada no tempo.

Inclusive, o assunto responsabilidade tem tudo a ver com a procuração, pois conectar o contrato de trabalho, com as responsabilidades profissionais e com a procuração que explica quais os poderes você está recebendo tornam seu trabalho enquanto consultor ambiental sempre mais seguro.

Na área ambiental, em que qualquer deslize pode ser enquadrado no crime de prestação de informações falsas, delinear com bastante cuidado cada um dos poderes pode ser decisivo para você evitar problemas.

Ainda, é importante ressaltar que há um grande número de consultores ambientais reclamam que o órgão ambiental não aceita alguns tipos de procurações. Às vezes realmente, os poderes especificados não permitem que o consultor represente o empreendimento daquela forma: essa conexão é essencial.

E por fim, é essencial ficar ligado no fato de que, diante de um conjunto absurdo de prazos que estão presentes na área ambiental, prazos que muitas vezes são definitivos para o funcionamento de um empreendimento, ou que representam multas de milhares de reais, não dá para fazer uma procuração genérica e assumir todas as responsabilidades, e nem fazer uma procuração mínima demais que corra o risco de não ser aceita. Afinal de contas, quem nunca deixou para cumprir um prazo no último minuto do segundo tempo e teve que ficar torcendo para que esteja tudo certo?

Com o Automato, você ganha agilidade, mas também assertividade para o seu sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami